Startup de automação empresarial recebe aporte de Bossanova e Equity Rio

Com a rodada de captação liderada pela Bossanova Investimentos e Equity Rio, o valor de mercado da wepipe passa a ser de 4 milhões de reais e se coloca como uma das principais startups no mercado de BPM.

Startup de automação empresarial recebe aporte de Bossanova e Equity Rio

A gestão de processos — Business Process Management (BPM) — ocupa uma posição de grande relevância para investidores que buscam novas perspectivas de negócios com alta rentabilidade.

Como informado, o investimento foi fechado com Bossanova, maior micro Venture Capital da América Latina, e com a Equity Rio, empresa de participações em startups nos estágios Anjo e Pré Seed.

Mas como o aporte pode mudar o jogo da startup e acelerar seu crescimento para um novo nível? Continue a leitura e descubra!

As novas possibilidades em investimento

À princípio, as perspectivas não eram muito favoráveis. No entanto, mesmo com as dificuldades impostas pelas condições externas e internas, o mercado de venture capital no Brasil teve um de seus melhores desempenhos em 2021 e, este ano, os indicativos mostram que a captação de recursos irá manter os altos números.

Segundo levantamento realizado pela PitchBook, no ano 2021, investidores de venture capital colocaram mais de 16 bilhões de dólares em aportes na América Latina.

A Bossanova tem papel relevante nesse desempenho, liderando o mercado com um tíquete médio de 2 bilhões de dólares por rodada. Fundado pelos investidores João Kepler e Pierre Schurmann, o foco dos aportes tem sido em startups com alto poder de escala e capilaridade no mercado.

Juntamente com o fundo paulistano, a Equity Rio, liderada pelos irmãos Bruno Pauletti e Leonardo Pauletti, também ocupa uma posição de protagonista neste mercado. Buscando startups com foco em B2B, os investidores acreditam que a automação dos processos é essencial para o mercado e, por isso, contam com a escalabilidade da operação.

Um mercado que pede por inovações

A wepipe vem construindo uma trajetória de grande sucesso no mercado e, nos últimos meses, já estava no radar de investidores que buscam fazer participações em startups, além da relevância da área de atuação, decisiva para o recebimento do aporte.

Imediatamente após a rodada de investimentos, seu valuation passa a ser de 4 milhões de reais. Isso se deve a uma gestão extremamente eficiente.

Para a wepipe, a coordenação dos processos administrativos é um dos pontos cruciais para a modernização e aumento da produtividade nas empresas.

O Brasil tem um longo histórico de ineficiência administrativa, e a wepipe está ciente disso. Com um dos sistemas burocráticos mais complexos do mundo, a realidade que se impõe aos empreendedores é bastante complexa, o que acaba prejudicando ainda mais a produtividade.

Enquanto o mercado mostra diversas possibilidades, ainda assim não é fácil empreender no país. De acordo com o Portal Sebrae, uma em cada três empresas em atividade no Brasil, cerca de 34%, destacam a gestão eficiente como o fator principal de sua sobrevivência.

Rapidez e agilidade são, certamente, os atributos mais buscados para os gestores. Em outras palavras, a urgência das ações que precisam ser executadas, decisões tomadas e demandas solucionadas exige maior preparo dos negócios.

Sem dúvidas, esses valores estão alinhados com a Bossanova Investimentos, afinal, a empresa defende que antes de investir somente em negócios, deve-se priorizar pessoas.

Nesse sentido, A wepipe vem desenvolvendo seus serviços, gerenciando e automatizando os processos de ponta a ponta.

Ao padronizá-los, dando fluidez e eficácia no andamento das etapas e integração dos setores, a empresa garante maior rendimento. Desse modo, trata-se de uma nova etapa para indústria, setor de serviços e demais áreas. Já falamos em outro conteúdo como a gestão automatizada dos processos deixou de ser um diferencial para ser essencial.

Uma plataforma diferenciada

Definitivamente impulsionados pela inovação, o mercado de BPM já vale mais de 7 bilhões de dólares e a previsão é ainda de maior crescimento nos próximos anos. De acordo com o instituto Grand View Research, em 2024, este mercado deve chegar a marca dos 23 bilhões de dólares.

Dessa forma, A wepipe desenvolveu um sistema que auxilia as empresas a padronizar e otimizar seus processos. Um dos seus maiores diferenciais é sua plataforma de gestão visual baseada no método japonês Kanban.

No meio corporativo, aumentar a produtividade significa produzir resultados, produzir inovações, produzir soluções. E é isso que A wepipe propõe.

Kanban é um sistema de controle e gestão de fluxo de processos, que teve sua origem na década de 1940 nas fábricas da Toyota, cujo a dinâmica é baseada na utilização de cores como sinalizadores. O termo de origem japonesa significa 'sinalização' ou 'cartão' e tem como seu principal recurso os tão adorados post-its.

Sob o mesmo ponto de vista, e inspirados por essa metodologia, A wepipe introduziu no mercado um formato de gerenciamento dos fluxos que promove maior eficiência e agilidade. A plataforma é capaz de aumentar a produtividade dos times em até 10 vezes.

Tudo isso disponível graças a uma interface simples e descomplicada, o que torna sua aplicabilidade e usabilidade ainda mais acessíveis.

Uma estrutura eficiente

Somada a sua eficiente plataforma, a Bossanova Investimentos considerou a estrutura operacional da A wepipe como determinante para a rodada de investimento.

Dispondo da infraestrutura de tecnologia Amazon Web Services (AWS), A wepipe garante aos seus mais de 500 clientes total segurança, alta velocidade e redundância dos sistemas. Isso assegura que as empresas tenham acesso garantido à plataforma, sem sustos, sem queda e sem prejuízo.

Dessa forma, no último ano, os servidores AWS mantiveram os sistemas online 99,9% do tempo. Para os negócios que buscam alto rendimento, isso é essencial!

As novas perspectivas

Nessa nova fase, A wepipe tem o objetivo de destinar os recursos captados dos investidores em três frentes principais:

  • Desenvolvimento de novos produtos
  • Expansão da operação de marketing e vendas
  • Contratação de novos colaboradores

Em síntese, o ponto de atenção aqui é uma visão bem planejada que a startup tem para o futuro. As metas são altas, mas são totalmente aplicáveis já que foram colocadas dentro de uma análise realista das perspectivas. Isso garante que os investidores tenham o retorno esperado.

Para o desenvolvimento de novas soluções, a wepipe busca se consolidar ainda mais no mercado, expandindo sua participação neste segmento e aumentando o tíquete por meio de novos serviços.

Logo, ampliar a estrutura, seja ela em recursos tecnológicos ou humanos, é totalmente necessário.

Por último, a área comercial e marketing também receberão atenção especial neste novo momento. O objetivo principal será o desenvolvimento de novas possibilidades de ações e campanhas que serão colocadas no mercado para maior impacto entre os clientes.

A wepipe acredita que a rodada de investimento promovida pela Bossanova e Equity Rio veio para consolidar a operação da empresa como uma das mais eficientes do Brasil. Nesse sentido, A Bossanova Investimentos tem como seu propósito melhorar a vida das pessoas e do mercado, igualmente alinhado ao propósito da startup.