Workflow: vantagens de organizar os processos financeiros de sua empresa

Entenda a importância de ter processos financeiros bem organizados nas empresas e como o uso de ferramentas de workflow podem contribuir.

Redação wepipe
Redação wepipe
Leitura de 3 minutos

A organização financeira de uma empresa é, sem dúvidas, um dos pilares para conquistar o sucesso. Mas já pensou em conseguir fazer isso de uma forma muito mais rápida e eficiente? É justamente isso que o workflow digital garante!

Trata-se de uma ferramenta que automatiza o fluxo de atividades dentro da rotina financeira da empresa. 

Na prática, o que observamos é que muitos empreendedores e gestores acabam tendo imensas dificuldades na hora organizar as finanças, principalmente pelo uso das planilhas. 

Para garantir que toda transação financeira seja cumprida dentro dos prazos determinados, e para que a empresa tenha total controle de suas finanças, a opção mais assertiva e eficiente é contar com uma plataforma de workflow.

Por que planilhas podem ser uma ameaça para o financeiro de uma empresa?

Em um dia comum de trabalho, um empresário faz incontáveis transações, seja emitindo notas, pagando contas, realizando pedidos. A solução que muitos gestores recorrem é para o uso de planilhas. 

No entanto, a necessidade de executar diversas tarefas, aumenta o tempo gasto e a possibilidade de ocorrerem erros. Aliado a dificuldade de conciliar grandes volumes de dados, oriundos de diferentes transações, tornam o seu uso totalmente ultrapassado. 

Quando comparamos o uso de planilha com todas as possibilidades de centralizar e fazer a gestão financeira completa pelo workflow, fica claro como a primeira opção pode tornar o fluxo de caixa uma grande desordem. 

A gestão financeira de uma empresa precisa ser rápida, prática e, principalmente, padronizada. Muitos empresários brasileiros já entenderam que o uso de ferramentas de workflow, como wepipe, podem trazer ganhos na produtividade do time.

Como migrar os fluxos financeiros das planilhas para workflow?

Workflows digitais são aplicativos totalmente individualizados, cada usuário determina os recursos do processo, criando um fluxo de trabalho otimizado e personalizado às demandas da empresa. 

Neste recurso, todas as informações de relevância para a equipe ficam disponíveis de forma simples e segura, assim como a possibilidade de desenvolver soluções que organizem os processos a serem executados.

Somado a isso, os workflows digitais permitem a criação de times de trabalho integrado, em que os colaboradores têm acesso rápido a todos os dados. Isso porque todo programa é hospedado na nuvem, o que exige que o usuário tenha somente acesso à internet.

Mas para desfrutar de todos estes benefícios, é imprescindível que o gestor financeiro responsável execute algumas tarefas:

  • Estruture seus processos: faça uma lista com todos os processos que deverão ser inseridos no workflow, de forma que haja um mapeamento das demandas e ordenação das ações. 

  • Organize seus dados: ter todos dados estruturados é essencial para que eles sejam inseridos no sistema corretamente. Além disso, é muito importante estar com o backup em dia. 

  • Conte com uma plataforma otimizada: dispor de uma plataforma em que você tenha total controle sobre cada requisição e possa acompanhar os principais indicadores de desempenho é o que vai tornar o uso workflow um diferencial para sua empresa. 

A wepipe é uma ferramenta rápida e fácil para padronizar e otimizar processos empresariais. Com as nossas soluções personalizadas, você irá aumentar a produtividade da sua equipe de finanças e garantir a segurança dos seus dados. 

Com a automatização de processos financeiros sua empresa irá alcançar novos níveis de sucesso.