RPA: o que é, como funciona e o que pode fazer por sua empresa?

O RPA funciona por meio de robôs digitais e permite a automação de tarefas com ou sem o uso de códigos, tornando fluxos de trabalho mais ágeis, eficientes e assertivos. Conheça mais sobre RPA e o que essa tecnologia pode fazer por sua empresa.

Redação wepipe
Redação wepipe
Leitura de 3 minutos

Os computadores estão se sofisticando e assumindo tarefas originalmente feitas por humanos, com sua capacidade de processamento dobrando a cada 24 meses, segundo a Lei de Moore. Essa tendência fez com que as empresas buscassem soluções como o RPA para facilitar a gestão de processos.

RPA é a sigla em inglês para Automação Robótica de Processos, uma forma de BPA (automação de processos de negócios) em que se baseia no uso de bots (robôs digitais) e inteligência artificial. Essas tecnologias são utilizadas em conjunto para eliminar falhas humanas em processos repetitivos e torná-los mais rápidos e eficientes.

Sua vantagem é a possibilidade de programar ações, que podem ser feitas de forma automática de acordo com as preferências do usuário. A ideia do texto é contar como o RPA funciona e o que ele pode fazer por sua empresa. Vamos lá?

Como o RPA funciona?

O RPA pode fazer parte de uma estratégia de BPM (gerenciamento de processos de negócios) e explora principalmente a economia de tempo. Embora o termo "automação robótica" possa parecer algo como robôs industriais, na verdade, o RPA se apoia em robôs digitais, chamados de "bots".

Tarefas simples ou complexas, desde envio de e-mails programados até a inserção de entradas em um formulário, podem ser automatizadas por meio dessa tecnologia. Seu uso mais comum é a simulação de ações humanas, como clicar em botões de uma interface, realizar a leitura de dados ou o preenchimento de campos.

O RPA é útil para fazer tarefas como logins, envios de e-mails, cópia de dados, preenchimento de formulários, geração de relatórios e outras atividades. Os bots podem funcionar 24 horas por dia, já que dependem unicamente do hardware e da capacidade de processamento das máquinas.

Os bots são comandados por códigos e algoritmos que executam funções e tarefas pré-programadas. As ações desses robôs ocorrem geralmente no front-end, ou seja, na interface das aplicações. O RPA executa os comandos na superfície mais próxima do usuário final, a interface do sistema, com total precisão, sem taxas de erros e 100% automatizado.

O que o RPA pode fazer por sua empresa?

Softwares como o wepipe permitem a automação dos pipelines, fluxos de trabalho com fases e atividades definidas. De acordo com a ocorrência de um evento em um pipeline, por exemplo, a movimentação de um cartão no Kanban ou a conclusão de uma atividade, é possível configurar ações para serem executadas automaticamente por RPA.

A tecnologia de RPA se destaca também pela integração com outros sistemas. Esses robôs são capazes de interagir com outros programas, fora da própria plataforma, simulando a atuação humana. Por exemplo, e-mails, redes sociais e aplicações de chat.

Se você quer unir automação com uma plataforma de BPM e automatizar seus processos sem o uso de código, pode apostar na wepipe! A solução pode agilizar o trabalho da sua equipe e é possível fazer um teste grátis sem compromisso.