Kanban: o método simples que elimina falhas e agiliza o trabalho

O Kanban é uma metodologia ágil antiga e poderosa, capaz de reduzir os erros e elevar a produtividade de qualquer projeto! Leia o artigo e entenda como essa ferramenta é capaz de eliminar falhas e otimizar processos.

Redação wepipe
Redação wepipe
Leitura de 3 minutos

Com certeza, você já ouviu falar em Kanban, afinal, é um método que existe desde a década de 1960. Por outro lado, não é todo mundo que conhece todas as vantagens que esse sistema é capaz de oferecer quando o assunto é gestão de projetos.

Basicamente, o Kanban é uma técnica que utiliza recursos visuais para organizar o fluxo de produção de maneira simples e intuitiva. Não é à toa que esse sistema é um dos primeiros a serem lembrados quando se fala em metodologia ágil.

Por isso, se você quer entender o que é Kanban, como ele funciona e de que maneira esse método elimina falhas e agiliza o trabalho, neste conteúdo tem tudo o que você precisa saber. Continue lendo e descubra tudo!

O que é o método Kanban?

Nós já adiantamos que o Kanban existe desde a década de 1960, mas o que você talvez não saiba é que ele foi criado na fábrica da Toyota. Na verdade, o sistema foi desenvolvido como um substituto ao método fordista, que produzia em massa, resultando em desperdício.

A ideia aqui é otimizar os processos, identificar e eliminar as falhas com agilidade e entregar um resultado mais preciso e de qualidade. O Kanban permite visualizar cada etapa do trabalho, garantindo uma visão holística do projeto.

Outra vantagem dessa metodologia, é que qualquer área de atuação pode se beneficiar desse sistema. Mas de que maneira? É o que falaremos a seguir.

Como ele funciona?

Você entendeu que o método Kanban é uma ferramenta visual que agiliza os processos e reduz as chances de erro, certo? Agora, o que você precisa saber é que esse sistema nada mais é que a organização dos fluxos de maneira visual, através de um quadro.

Esse quadro pode ser físico ou digital, com softwares de automação - como a wepipe - que utilizam esse método para organizar os fluxos e otimizar ainda mais a estratégia. Desta forma, o Kanban é dividido em colunas que, em um nível básico, podem ser organizadas em tarefas, por exemplo:

  • A fazer

  • Fazendo

  • Feitas

Junto com as colunas, os post-its servem para organizar cada atividade e trocá-las de lugar de acordo com o fluxo do processo. Lembrando que os três elementos que usamos como exemplo são apenas uma base, já que é possível acrescentar colunas ou trocá-las de lugar, permitindo infinitas possibilidades.

Como o Kanban automatiza o trabalho?

O método Kanban tem mais de 60 anos, por isso, é curioso imaginar que ainda no século 21 ele possa ser usado para automação. Na verdade, a transformação digital vem quebrando os paradigmas dos quadros físicos e agora os meios virtuais também conseguem se beneficiar com essa metodologia ágil.

Isso significa que diversas ferramentas digitais utilizam a gestão visual do Kanban para organizar os fluxos. Um excelente exemplo é o wepipe, uma plataforma em nuvem que padroniza e otimiza todos os processos empresariais.

Com ele, sua empresa tem a disposição toda automação que precisa em um layout simples e intuitivo, baseada no método Kanban. Por isso, o próximo passo para usar essa metodologia ágil a favor do seu negócio, é clicar aqui e conhecer melhor a wepipe!