Gestor de operações é uma das profissões mais valorizadas

Nos últimos anos, empresários e startups começaram a reconhecer que o chefe de operações pode ser mais importante do que os membros do conselho ou CEOs das empresas.

Gestor de operações é uma das profissões mais valorizadas

O gestor de operações é um profissional de alto nível que dirige e controla as operações diárias de uma organização. As profissões mais promissoras são agora as mais procuradas, e o gestor de operações se enquadra nessa categoria; prevê-se que, nos próximos 5 anos, haja muitas vagas de emprego nesta área e que também sejam empregos bem remunerados. Se você deseja iniciar sua carreira nesta profissão, deve estar preparado para lidar com vários desafios, incluindo muita responsabilidade, malabarismo de tempo entre vários projetos, longas horas e muita pressão.

Como é a rotina de trabalho

O gestor de operações é responsável por garantir que todos os aspectos da empresa funcionem sem problemas. Isso inclui supervisionar a produção, gerenciar a equipe e manter as finanças da empresa. No dia-a-dia, o gestor de operações pode se reunir com gestores de departamento para discutir o progresso, revisar relatórios financeiros ou desenvolver novas estratégias. Eles também podem ser responsáveis por solucionar quaisquer problemas que surjam. Em suma, o gestor de operações é uma parte vital para manter uma empresa funcionando sem problemas.

As qualificações necessárias

Um gestor de operações é responsável pela gestão e coordenação de todas as atividades de negócios. Eles trabalham para garantir que todos os departamentos estejam trabalhando juntos de forma eficiente e eficaz para atingir os objetivos da empresa. As qualificações necessárias para se tornar um gestor de operações incluem:

  • Graduação em administração de empresas ou áreas afins
  • Experiência mínima de cinco anos em gestão ou áreas afins
  • Fortes habilidades de liderança e comunicação
  • Excelente capacidade de organização
  • A capacidade de pensar estrategicamente
  • A capacidade de lidar com várias tarefas simultaneamente

No mundo dos negócios de hoje, a tecnologia é tudo. Além dos tópicos citados acima, o gestor de operações precisa conhecer tecnologias de modelagem e automação de processos para conseguir implantar soluções que tornem a empresa onde trabalha competitiva no mercado. Eles precisam ser capazes de solucionar problemas, entender sistemas complexos e ter uma visão de como a tecnologia pode ajudar seus negócios a crescer. Com o cenário de negócios em constante mudança, o gestor de operações precisa estar constantemente aprendendo e acompanhando as últimas tendências.

Salário e motivação para iniciar a carreira

O salário médio de um gestor de operações no Brasil, segundo ao Glassdoor, varia entre R$ 5.000 a R$ 20.000. E com uma ênfase cada vez maior na eficiência e produtividade no local de trabalho, a demanda por profissionais qualificados para área de operações só vai aumentar. À medida que as empresas se concentram cada vez mais na eficiência e na produtividade, elas precisarão de profissionais de operações mais qualificados para ajudá-las a atingir suas metas.

Gostou do artigo? Então compartilhe em suas redes sociais e ajude outras pessoas a entenderem a importância dessa profissão.