Confira 8 dicas para ser mais produtivo no ambiente de trabalho

Aumentar a produtividade no trabalho não significa aumentar carga horária ou impor excesso de serviço aos colaboradores, mas que o trabalho seja mais eficiente.

Confira 8 dicas para ser mais produtivo no ambiente de trabalho

O interesse em aumentar a produtividade dos colaboradores é cada vez maior dentro das empresas. Afinal, maior produtividade leva ao aumento dos lucros e redução dos gastos, proporcionando um crescimento sustentável. É importante entender que aumentar a produtividade não significa aumentar carga horária de trabalho ou impor excesso de serviço aos colaboradores, mas que o trabalho seja mais eficiente.

Ter conhecimento sobre as ferramentas tecnológicas disponíveis e aliar isso a boas práticas, como utilização de indicadores de produção, é fundamental para atingir um desempenho altamente eficaz. Para os gestores essa tarefa é ainda mais importante, pois, com tantas obrigações, é necessário disciplina para deixar de lado distrações e manter a produtividade. Quando a falha começa no topo da cadeia, a performance de toda a equipe é reduzida.

Primeiramente é importante entender que somos humanos, não máquinas. Portanto, é normal não sermos produtivos todo o tempo. Porém, quando essa situação ocorre com frequência, devemos encontrar formas de melhorar. Por exemplo, feedbacks construtivos aos colaboradores os motiva e mostra onde podem melhorar suas ações. Outro ponto é motivar o profissional utilizando de um plano de carreira, deixando clara a perspectiva de crescimento do colaborador.

Abaixo serão apresentados alguns pontos importantes que devem ser adotados para aumentar a produtividade.

1) Faça um planejamento diário

Dedique parte do tempo do dia anterior ao planejamento das atividades do dia seguinte. Estabeleça prioridades para as tarefas e crie metas diárias para criar a motivação necessária. Fazendo isso, fica mais claro saber quais tarefas merecem maior dedicação de energia e como devem ser realizadas.

2) Gerencie o tempo

Organizar as atividades e os compromissos é tão importante quanto executá-los. Algumas técnicas de produtividade como, por exemplo, a Pomodoro, podem ser utilizadas para organizar o tempo dedicado a cada atividade. Lembre-se o descanso é parte fundamental para manter a motivação e recuperar energia para dar continuidade aos trabalhos. Não o deixe de lado.

3) Evite distrações

Atualmente, o principal vilão é o celular, mais precisamente quando falamos das redes sociais. Porém, olhar caixa de e-mail com frequência, mudar a atenção para outra atividade, entre outros, são distrações que causam a perda de foco. Se as distrações parecem tão atraentes, talvez seja hora de descansar alguns minutos antes de retornar aos trabalhos.

4) Aprenda a ter foco

De nada adianta planejar e organizar se não temos foco. Exercer muitas atividades ao mesmo tempo reduz a qualidade do trabalho, reduzindo a eficiência. Busque focar em uma tarefa por vez, iniciando e finalizando cada uma das atividades.

5) Delegue algumas tarefas

É importante entendermos que ninguém consegue fazer tudo sozinho. Por esse motivo é importante ter pessoas de confiança que tenham habilidades complementares às suas. Lembre-se que delegar tarefas não significa jogar todo o trabalho nas costas da equipe que o acompanha, mas usá-la para ajudar na execução das atividades.

6) Automatize tarefas com wepipe

Tarefas simples, mas repetitivas, demandam um precioso tempo de trabalho e um gasto de energia que não compensa para realizá-la. Portanto, analise quais processos e atividades podem ser automatizados na empresa e utilize ferramentas e softwares como o da wepipe para auxiliar. Essa prática permite que o tempo seja melhor investido em tarefas mais complexas que exigem atenção especial.

7) Pratique hábitos saudáveis

Hábitos de vida saudáveis impactam positivamente a produtividade. Boa alimentação, sono regulado, praticar esporte, entre outros, reduzem o estresse e auxiliam a manter o foco e a motivação.

8) Crie um ambiente favorável

Um ambiente tranquilo, organizado, limpo e confortável incentiva as pessoas a serem mais produtivas e motivadas. Portanto, invista nisso para elevar o desempenho da equipe.

Aumentar a produtividade interna da organização traz importantes vantagens para todo o negócio. Com produtos de qualidade a menor custo de produção, os lucros sobem e possibilita a expansão da empresa. Investir não só no processo, mas também na qualidade do trabalho e nos colaboradores, é um importante passo para atingir os objetivos e metas.