Automação de processos: saiba por que aderir na sua empresa!

A automação de processos é útil para economizar tempo, organizar o fluxo de trabalho e rodar ações predeterminadas com poucos cliques. Leia o artigo e entenda os principais motivos para implantar tecnologias de automação de processos na sua empresa.

Redação wepipe
Redação wepipe
Leitura de 3 minutos

A automação de processos explora o trabalho com pouca participação humana, sendo feito por máquinas. A ideia é a responsável pela tecnologia por trás dos aviões, navios, redes telefônicas e vários outros serviços que fazem parte da rotina das pessoas.

As tecnologias para gestão e automação de processos otimizaram os resultados em empresas e indústrias proporcionando economia com mão de obra, diminuição de desperdício, redução dos custos com eletricidade e materiais. Ainda ajudou a aprimorar a qualidade, a precisão e a exatidão dos fluxos de trabalho dentro dessas corporações.

Qual é o papel da automação de processos

A complexidade e o uso da automação de processos varia de acordo com o seu uso. Por isso, pode ser desde um sistema simples baseado no envio de notificações automáticas via e-mail até sistemas complexos que manipulam dados em outros sistemas de forma automática.

Hoje, a prática alcançou um nível de desenvolvimento grande a ponto de se tornar intuitiva e praticável para qualquer um. É a revolução sem código, em que a automação pode ser adotada independentemente das habilidades técnicas.

Assim, em vez de desenvolver um programa novo para incluir automação, basta usar uma ferramenta que já permita isso. Aqui, você pode diminuir o tempo por meio de predeterminações do próprio software.

Por que apostar em uma ferramenta de automação de processos?

A automação de processos segue a trilha das iniciativas de transformação digital e, por isso, pode trazer vários benefícios para a equipe de trabalho. Você vai conhecer nos próximos tópicos.

Visualização e organização dos fluxos de trabalho

As empresas costumam contar com vários fluxos de trabalho. O setor financeiro, por exemplo, pode contar com um de contas a pagar, enquanto o setor de RH explora um de recrutamento. Em plataformas como a wepipe, você pode visualizar e automatizar esses fluxos por meio de um sistema de gestão visual baseado em Kanban.

Prazos mais acessíveis

As ferramentas simplificam os prazos, já que permitem sua visualização e a priorização das tarefas. Na wepipe, isso acontece por tarefas avulsas no calendário ou por atividades atreladas aos cards dos fluxos de trabalho.

Consulta aos contatos

Uma ferramenta de gestão e automação de processos inclui a consulta aos contatos, seguindo a lógica de um CRM. Assim, você pode aplicar filtros e conferir, por exemplo, as pessoas que compram na empresa.

Ações programadas

As ações programadas são a essência da automação. Na wepipe, por exemplo, você pode disparar um e-mail com um clique, sem a necessidade de logar em uma plataforma de e-mails e redigir o texto.

A automação de processos é útil para gerenciar tarefas, organizar fluxo de trabalho, criar formulários e por aí vai. Por isso, deixa a administração mais ágil e facilita a vida dos gestores.

A wepipe tem vários módulos e foca na gestão dos pipelines, os fluxos de trabalho da empresa. Assim, conta com uma interface que agiliza a rotina da equipe e indicadores fáceis de conferir.

A solução permite automatizar todos os fluxos de trabalho com as ações predeterminadas que podem ser configuradas na própria plataforma.