Aprenda a usar a Matriz GUT para resolver problemas e definir prioridades

A Matriz GUT é um método eficiente que ajuda o seu negócio a resolver problemas e elencar as melhores estratégias. Descubra como usar!

Redação wepipe
Redação wepipe
Leitura de 3 minutos

A rotina de uma empresa envolve desafios diários que, não raro, fogem ao controle da gestão, e é nessas horas que a Matriz GUT se mostra necessária. De modo geral, esse método é utilizado para que empresas priorizem a resolução de problemas por ordem de importância.

Mas não apenas isso. Essa maneira de organizar as demandas também é capaz de apontar as melhores estratégias para o negócio crescer e escalar. A Matriz GUT faz isso separando cada problema por categorias e elencando os mais e menos urgentes.

Por isso, se você está procurando maneiras de organizar os processos da sua empresa, neste conteúdo vamos mostrar na prática o que é a Matriz GUT, como ela funciona e de que maneira essa ferramenta pode impactar no seu negócio. Continue lendo e descubra!

O que é Matriz GUT?

Também conhecida como matriz de prioridades, a Matriz GUT é um método que organiza as demandas de uma empresa por ordem de urgência. Na verdade, é importante destacar que estes dois termos, embora parecidos, mostram algumas diferenças.

Veja, uma matriz de prioridades é um termo “guarda-chuva” que define qualquer método para elencar o que é mais importante na resolução de problemas. A Matriz GUT é um entre tantos tipos de técnicas que priorizam as tarefas.

Mas o que diferencia esse método dos demais? É sobre isso que falaremos agora.

Como essa ferramenta funciona?

Você já viu que a Matriz GUT é uma entre várias maneiras de definir as prioridades de um negócio. Mas sua principal característica está em seu nome: essa matriz elenca as tarefas por Gravidade, Urgência e Tendência (GUT), justamente as iniciais presentes no método.

Para entender como essa ferramenta funciona, vamos falar um pouco mais sobre esses três itens:

Gravidade: aqui é importante calcular de que maneira o problema impacta nos envolvidos, ou seja, quais são os efeitos que a adversidade pode trazer em médio e longo prazos.

Urgência: diz respeito ao prazo ou o tempo que a empresa tem para solucionar a questão. A regra é simples: quando menor o tempo para resolver o problema, mais urgente ele deve ser resolvido.

Tendência: essa questão pode crescer e virar um problema maior? Nesse ponto, a empresa faz uma previsão de como a demanda deve evoluir com o passar do tempo.

Aplicando essas três questões aos problemas que surgem, é possível saber o que deve ser resolvido primeiro. Com isso, seu negócio consegue ajustar a mira para definir onde investir, planejando uma estratégia de crescimento mais certeira!

Como a Matriz GUT impacta nas empresas?

Diante de tantas demandas e problemas para resolver, é um desafio para gestores conseguirem definir o que é prioridade, concorda?

Até porque, se a empresa erra o cálculo e prioriza um setor secundário em detrimento de uma demanda urgente, pode haver prejuízo. Ou seja, o primeiro ponto é a economia, mas não apenas isso.

Por exemplo, em um momento de crise, o que é mais importante para a empresa: pagar os funcionários ou cumprir com os compromissos com os fornecedores? Essas são questões que uma vez resolvidas reduzem os transtornos e aumentam a eficiência de qualquer negócio.

Você entendeu como a Matriz GUT é interessante para elencar as prioridades de uma empresa, certo? Então, pode começar a aplicar essa ferramenta imediatamente no seu negócio.